CRISTINA ÁVILA - setembro de 2002

Sensualidade em Sintonia - A sensualidade de Sônia toca, comove e emociona. Seus trabalhos mostram sensuais formas femininas.

A presença de artista se insinua, não se revela, apreende e envolve. Suas esculturas aliam bom gosto e criatividade numa visão sensível de movimentos similares ao ballet.

Pessoa generosa em sua produção e exigente na precisão técnica. Sônia marca presença pela pontuação de repertórios variados que se encurvam, reviram, se abrem ou fecham em variadas composições. Entrar no universo de Sônia nos possibilita penetrar no universo da natureza que não se empoe, mas antes mantém o doce teor da timidez, do que esta contido na grandeza de sentimentos diante da vastidão mimética de formas.

Conhecer as peças escultóricas expõe é um delicado prazer estético.



MARY LANE AMARAL

A cerâmica de Sônia Tolêdo Machado se evidencia como um vasto campo de buscas, experiências e realizações constantes, tendo como aliados a Água, a Terra e o Fogo, elementos da vida que se combinam, se modificam e se completam. E nesta fusão percebo o elemento maior que resulta no trabalho de Sônia: o amor e o carinho com que ela trata cada uma de suas peças, revelando a sua profunda ligação com a argila.

Ao lado de sua sensibilidade e envolvimento com a terra, Sônia é uma ceramista que conhece o seu fazer. pesquizando e dominando os infindáveis segredos técnicos que são um desafio para a obtenção da estrutura e da policromia desejada. E estes segredos ela transmite àqueles que a procuram em seu atelier, juntamente com sua dedicação e decidida intenção de prosseguir, crescer e perpetuar a importância desta arte tão antiga e tão contemporânea.

A tragetória do processo cerâmico é percorrida por seus alunos também como um ato de amor e cumplicidade, resultando em peças únicas que unem a satisfação do bom utilitário ou do decorativo ao prazer especial do contato com a argila, da elaboração da forma e colocação da cor.

Dominando a matéria inorgânica, concedendo-lhe a forma desejada, iluminando-a com as cores de seus esmaltes e temperando-a com a intensidade do calor, Sônia Tolêdo Machado e seus alunos apresentam um conjunto de obras em que cada trabalho revela arte não casual, mas subjugada à sua vontade.

É a Arte Cerâmica, milenar na sua tradição de atingir a sensibilidade do homem em todos os tempos.